Conceitos, dicas e sugestões de como organizar seu casamento na Itália

Os conceito de "Destination Wedding" ou "Turism Wedding" foi definido pela primeira vez em 2007 por Maggie Daniels e Carrie Loveless como “um casamento que ocorre em um local que não é a residência do noivo ou noiva e que normalmente é um popular destino turístico". Uma prática que teve início por volta de 1978 com a ampliação de malhas das companhias aéreas e diminuição de custos de transporte. Embora os blogs e as redes sociais deem maior visibilidade aos casamentos VIP, entre os vários destinos procurados no mundo inteiro, hoje mais de seis mil pessoas por ano escolhem a Itália o lugar para seu enlace.

A Itália é um destino romântico reconhecido: cheio de Resorts Exclusivos, muitas cidades já serviram de set para gravação de novelas e filmes românticos e é a escolha de muitas celebridades como o local para seus casamentos de sonho, o que faz com que a Itália receba promoção gratuita e relevante do mercado de casamentos no mundo todo.

Muitas vezes, no entanto, a oferta dos serviços locais não estão estruturados o suficiente ou em consonância com mercado internacional e a demanda de clientes pode sentir algum receio. Por isso é recomendado ter a figura de uma Wedding Planner ou Organizador de Eventos. É a pessoa que ficará responsável pelo contato com os locais da festa e da cerimônia, além de contratar ou indicar todos os fornecedores envolvidos.

Nós oferecemos os serviços de cobertura fotográfica, diagramação de álbuns e ensaios fotográficos, como Pre-Wedding e Trash the Dress. Além disso participamos de feiras e congressos como os workshops sobre Destination Wedding organizados pela Buy Wedding in Italy, o que nos coloca em contato direto com as principais Wedding Planners, locais para recepção e demais fornecedores, como DJ's, bandas, catering, atelier para vestidos de noivas, etc. Nossos clientes tem essa comodidade de ter um fotógrafo brasileiro, que entende a cultura e o mercado do Brasil residente na Itália, falando a língua local e conhecendo sua cultura e geografia.

Regiões para casar na itália

 Ensaio de Noivos em Val d'Orcia, Toscana

Ensaio de Noivos em Val d'Orcia, Toscana

A região da Toscana continua sendo a favorita, com castelos e vinhas como pano de fundo. Na Costa Amalfitana os pitorescos penhascos de Positano e Capri são sempre uma atração, assim como em Veneza, os canais sinuosos e os edifícios históricos. No litoral da Ligúria ficam as Cinque Terre e suas aldeias características, e não muito longe dali, o magnífico Lago Como. Sicília, Puglia e Sardenha são outras opções com crescente demanda.

Passo a passo para organizar seu destination Wedding

PROGRAMA DESTINATION WEDDING

Preparamos um programa para ajudar a definir o passo a passo para organizar seu casamento na Itália. Procure elencar todos os custos possíveis além de passagens e hospedagens. Ao definir o número de convidados faça uma estimativa do custo que eles terão. Aqueles convidados que tiverem mais intimidade podem solicitar essa informação.

PASSO 1. CRIE O SEU PLANO DE CASAMENTO

Após definir que a Itália será o destino para realizar seu casamento e ter um orçamento em mente e uma ideia de data é hora de começar a esboçar um planejamento. Aqui entra a ajuda de uma Wedding Planner profissional. Por mais tentador que seja, organizar um casamento sozinho é uma tarefa bastante complexa.
 

Destination Wedding na Toscana

Passo 2. Encontre seu local

Destination Wedding em Montepulciano, Toscana

Quando se trata de Destination Wedding, o local é fundamental! Além de um cenário lindo, tenha em mente alguns critérios para ajudar a definir o local perfeito, como a proximidade de uma suíte para a noite de núpcias. Alguns espaços para recepção em hotéis obviamente já contam com uma estrutura de hospedagem, inclusive para os convidados que quiserem evitar deslocamentos após a festa. A assessibilidade também é importante a partir dos principais aeroportos. Vale considerar um serviço de transfer para os convidados, lembrando que muitos locais ficam fora dos centros urbans e o custo com táxis pode ser elevado, além de ser uma dificuldade a mais para quem não domina o idioma.

PASSO 3. SELECIONE SEUS FORNECEDORES

Sem dúvida, um dos maiores desafios no planejamento é obter acesso a fornecedores confiáveis e acessíveis. A última coisa que você quer quando planeja o dia do seu casamento é ter que se preocupar se os fornecedores vão entregar como prometido, se a qualidade será o que você espera ou se eles vão aparecer no evento! Seja com a ajuda de uma Wedding Planner ou sozinha, peça sempre para ver fotos e vídeos de portfolio ou ler recomendações sobre os fornecedores indicados.

PASSO 4. CERIMÔNIA LEGAL OU SIMBÓLICA

Na Itália, os casais estrangeiros não podem ter uma cerimônia de casamento oficial dentro de uma igreja, mas podem celebrar um casamento religioso ou simbólico. Quando um dos noivos é cidadão italiano fica um pouco mais fácil, e alguns casais optam em fazer a cerimônia civil, que geralmente é realizada nos Salões das Prefeituras, a maioria em belíssimos prédios históricos.

GuilhermeRogerio075.jpg

Palazzo Reale

Rito Civil no Salão Oficial da Prefeitura de Milão 

 

PASSO 5. RESPIRAR!

Agora você pode respirar aliviado. Claro, desde a ideia inicial até a data do casamento podem passar muitos meses, e nesse tempo precisar acompanhar o andamento de cada etapa. Mas lembre sempre que seu plano está pronto, seu cronograma definido, seu local escolhido e os fornecedores contratados! Agora tudo que você precisa fazer é ver e aproveitar o seu grande dia!

Se você é um casal do tipo "faça você mesmo" que não pode esperar para mergulhar no planejamento, mas quer evitar os erros comuns (e muitas vezes caros) que surgem ao ser por não ter experiência e viver a milhares de quilômetros de distância do evento, esses passos devem ajudá-los. Boa sorte!