Conversas que inspiram

A semana de escritório termina hoje. Amanhã preparo a mochila e parto para fotografar mais um trabalho que promete bons frutos.

Os últimos dias tem sido de muito estudo, de mercado, de comunicação, de marketing e, claro, de fotografia. E tenho recebido muito apoio das pessoas próximas a mim com conversas muito inspiradoras. Tenho preparado algumas mudanças, só que tudo precisa ser muito bem planejado e testado, pois envolve a forma como as pessoas percebem o trabalho, a apresentação, o tratamento. E como, depois dessa percepção, vai ser passado adiante.

Eu tinha trabalhado essa foto como colorida. E hoje decidi por uma nova abordagem, um pouco mais dramática, mais centrada, mas sem perder a atmosfera infantil que a envolve. Qual você escolheria?

Dia Internacional da Mulher

Hoje o mundo todo dedica parte das atenções às homenagens ao Dia Internacional da Mulher. Agradeço sem precisar citar, todas que fazem parte da minha vida. E uma dessas maravilhosas mulheres, minha coach, astróloga, parceira e - mulher - Alice, me apresentou a essa fantástica fotógrafa Lisa Kristine. Convido a todos que estiverem dispostos a 20 minutos de reflexão sobre a escravidão moderna a assistirem ao vídeo. 

Mais uma boa semana

Fevereiro vai se aproximando do fim, e vamos colhendo os frutos de um mês que foi muito bom. Gosto de semanas assim, completamente cheias, as tratando imagens de um ensaio, selecionando as fotos de um evento, reuniões para fechar o contrato de mais um casamento, tudo isso ainda buscando inspirações para o book gestante que temos amanhã em Picada Café. Ah, e vi ontem e hoje que a busca por "newborn lifestyle porto alegre" me apresenta em primeiro lugar nos resultados orgânicos (não pagos).

O book da Flavia, como eu tinha dito, foi muito legal, divertido mesmo sob um calor intenso. Eles foram ótimos, participaram, entraram na brincadeira e trouxeram suas ideias para a sessão. O resultado foi mais ou menos assim, espero que vocês também gostem!

Cãezinhos marcando presença

No texto anterior eu falava do Newborn Lifestyle como uma nova aposta para direcionar meu trabalho e segmentar meu público. Naquela ocasião os cães da Julia foram perfeitos para ilustrar e fazer aquele ensaio o mais natural e realista possível. Pois a recém nascida Luiza está crescendo ali junto com seus cãezinhos e eu queria mostrar isso.

Agora no último Book Gestante, a Flávia perguntou se o seu cachorrinho, o Fiapo, poderia participar da sessão. Claro que podia. Eu não sei se isso é coincidência ou um sinal de afirmação de querer trabalhar em meio à natureza e fazer a inclusão desses pequenos seres que amamos tanto.

Eu ainda estou trabalhando as fotos, e não vejo a hora de começar a diagramação do álbum. Enquanto isso deixo essa imagem que mostra os três atuais membros dessa divertida família que espera pela Alice.

Newborn Lifestyle

O ano de 2015 foi mais um decisivo para o nosso trabalho. A meta de aumentar o volume de eventos, sobretudo os aniversários infantis, deu resultado. Paralelamente a isso, seguimos com os ensaios, pensando sempre em construir uma identidade, e o estilo que busco é a beleza natural, simples, poder mostrar o quão requintado é um cenário natural.

Claro que aprecio os adereços, uma boa maquiagem, chapeus e acessórios que se encaixem nessa proposta.

O Newborn Lifestyle tem justamente esse propósito, retratar os primeiros dias de vida do bebê no seu próprio lar, no seu quartinho, capturar cenas do seu cotidiano e dos pais. Acompanhar a amamentação, o banho, trocar as fraldas e tudo o que ajudar a compor esse cenário onde a criança vai crescer.

E o ensaio da Luiza foi perfeito para essa afirmação. E tivemos a agradável surpresa dos outros membros da família, que deram um charme no ensaio. O reconhecimento que recebi da Julia, a mãe, foi um presente de Natal que eu não poderia imaginar para finalizar o ano. Simples palavras tão cheias de vida e de carinho!

Pequenas férias!

O final de semana vai chegando, e já estamos na metade de outubro. Um mês que se revelou turbulento e instável em plena primavera. Tivemos que adiar e reagendar trabalhos e torcer em vão para que o tempo melhorasse. Mas outubro também foi um mês muito bom quando o tempo ajudou. Tive um final de semana com três aniversários, sendo dois num mesmo dia. Assinamos o contrato para um grande casamento em novembro e cada vez mais vamos tendo resultados muito gratificantes, agradecimentos e elogios dos clientes e novas e velhas parcerias dando frutos. Ficamos agora na expectativa do Mini Wedding de sábado, não vejo a hora de estar lá e cobrir todos os detalhes de uma cerimônia muito especial e depois curtir uns dias de férias pelo interior da Toscana.

A pequena Laura

Ainda em abril eu recebi uma mensagem da Liliana na página do Facebook. Ela pedia orçamento para fotos de gestante, e depois pediu pra conhecer o estúdio e ver um álbum pronto. Dois meses depois, no início de junho, ela e o Diego vieram aqui e conversamos pessoalmente sobre como funcionava o trabalho e o que eles esperavam. Marcamos a sessão gestante para julho/agosto. Quando chegasse mais perto confirmaríamos a data.

Só que ainda em junho, semanas depois que eles estiveram aqui, a Laura nasceu. Então a Liliana me avisou e disse que ela ficaria um tempo no hospital, e teríamos que fazer uma sessão diferente com ela. Naquele momento eu simplesmente desejei saúde e força para elas, pois imaginava que teriam um grande desafio.

A pequena Laura acabou ficando 76 dias no Hospital Santa Clara, e recebeu todos os cuidados para que pudesse ir para casa com saúde e força. E o desafio seguinte já foi encarar uma sessão de fotos. Tão pequena, tão delicada e cheia de histórias pra contar! Não preciso dizer que fiquei muito contente e emocionado com essa história, por ela ter superado todas as dificuldades que teve, e ainda assim a Liliana e o Diego terem dado esse presente a ela e me dado a honra de pegar no colo e fotografar aLaura logo que voltaram pra casa. Uma família abençoada e agora com uma pequena estrelinha a brilhar!

Ensaio Newborn, Benício

Sempre gostei de viajar, conhecer lugares e pessoas. Por mais curta que seja, ou por mais que pareça sem graça, sempre aprendemos algo novo. E depois que passei a viajar mais, valorizo também as pessoas que se dispõem a percorrer essas distâncias. São pessoas que levam consigo sua bagagem cultural.

Quando conheci a Marize e o Márcio, eles tinham vindo de Santana do Livramento, cidade que faz fronteira com o Uruguai, e seu filho mais novo, o Benício tinha acabado de nascer. Queriam aproveitar a vinda à Capital e fazer o ensaio Newborn do seu bebê.

Eu achei o máximo receber essas pessoas que vieram de tão longe com seu bebezinho. E depois voltamos a encurtar esses 500km outras vezes, sempre fotografando e acompanhando o crescimento desse gurizinho faceiro que é o Benício.

Ensaio de Família, Rivo e Fabi

Sabem aquelas pessoas que a gente não lembra ao certo como conheceu? Pois é, esse meu amigo é uma dessas pessoas. Claro que alguém vai lembrar da ocasião e eu vou lembrar do dia, mas eu hoje não saberia dizer. O que sei é que foi uma das pessoas mais incríveis que conheci. E talvez o fato de eu não lembrar como a gente se conheceu, é porque já fizemos muita bagunça juntos. Churrascos, festas, jogos do Inter no estádio ou na casa dele, viagens, muitos momentos bem legais que ilustram essa amizade.

Quem me conhece um pouco sabe que falo do Rivo. Depois de um tempo essa amizade foi ampliada. Isso eu lembro bem, pois foi numa comemoração na Avenida Goethe que me lembro dele falar pela primeira vez na Fabi. Uma pessoa sensacional que mudaria o rumo da vida deste meu amigo como nunca poderíamos imaginar. E lotamos um ônibus com os amigos, de Porto Alegre a Montenegro para ir ao casamento deles! Geralmente familiares do Interior fazem isso, nós não, nós éramos os amigos deles!

Gosto muito de lembrar desses eventos. Essa do casamento foi uma de tantas histórias. E eu poderia ficar aqui me lembrando de muitas! Por isso, quando o Rivo e a Fabi me convidaram para fotografar seus pequenos eu me emocionei. Sim, eu me emociono com essas coisas! E ser lembrado por amigos como eles para retratar a sua família, não tem preço! A Sofia e o Pedro são crianças lindas e adoráveis! Eu sabia que seria um ensaio bacana, bonito. Mas viver aquele momento do ensaio de família, e depois fotografar a festa de aniversário deles, foi maravilhoso, e sempre me pergunto se consegui responder à altura a oportunidade que me deram.

Rivo e Fabi, mais uma vez obrigado por terem me proporcionado momentos lindos como esses junto com vocês, com o Pedro e a Sofi!

Lu Kinsel 34 semanas

Trabalhar com gestantes e bebês recém-nascidos é muito delicado, os bebês pela fragilidade e por estarem em um ambiente completamente novo, e as mamães pela sensibilidade e toda transformação que passam, além da responsabilidade de carregar no ventre uma nova vida que foi gerada com muito amor.

Quando a Lu Kinsel me procurou pude ver que era uma pessoa preocupada e criteriosa, e expliquei como seria o trabalho, a preparação e a entrega das fotos da Sessão Gestante e, posteriormente, do Book Newborn. Gosto quando as pessoas são interessadas, exigentes com o resultado. Sei que são clientes que vão colaborar ao máximo para tirarmos o máximo proveito da sessão.

Ela e o Eduardo vieram cheios de disposição e ideias, e fizemos um ensaio que a pequena Laura vai adorar ver no seu álbum. E eu cada vez mais tenho satisfação em ter escolhido trabalhar com foco nas famílias, na gestação e nos bebês.

Aniversário da Júlia

 

O salão está quase pronto. Pequenos ajustes são feitos para garantir que tudo esteja perfeito. A decoração está impecável e foi planejada em cada detalhe. Falta pouco para começar a festa!

De mansinho começam a chegar os primeiros convidados. Alguns já caminham, e outros vem no colo ou nos carrinhos. Todos observam o que os espera, os brinquedos, os doces e os amiguinhos que terão para brincar. Aos poucos os pequenos convidados vão se soltando, e todos entram na animação da festa.

O aniversário da Júlia foi assim. Muita animação por onde andava essa menina linda! Os pequenos se divertiram muito, e certamente encheram os olhos de quem estava por ali.

Obrigado aos papais, Danielle e Ramiro, e à Paula Salis pelo belo cerimonial preparado!

As fotos e a memória

Finalmente assisti ao filme Still Alice (Para Sempre Alice, no Brasil) que trata do Mal de Alzheimer. Gostei do ponto de visa, que explorou a progressão da doença sem apelar à fase mais decadente. Quando se fala em Alzheimer logo se pensa na pessoa quando não se lembra de mais nada. Não fazemos ideia do quanto deve ser difícil para as pessoas começar a ter falhas no acesso de tanta informação que guardamos.

Também gostei pelo fato de ter reforçado a importância do apoio familiar e dos recursos que temos disponíveis para que possamos nos identificar. Os lugares onde crescemos e onde moramos por mais tempo, as pessoas com as quais vivemos os momentos mais importantes, nossa casa, nossos objetos, nossas fotos. Sim, nossas fotos! Uma das mais impressionantes ferramentas de memória. Recontam histórias, e às vezes nos mostram detalhes tão esquecidos.

Fico muito feliz por proporcionar às pessoas as fotos que montarão a sua história. Contar em imagens esses momentos, seus sorrisos, seus cortes de cabelo engraçados, suas roupas que estarão fora de moda. Enfim, causar novas risadas ou, simplesmente, saudade.

Não sei quem fez essas fotos, mas elas quase me fazem lembrar dos sons dessa minha primeira festinha de aniversário, do burburinho, da hora do parabéns, e da voz da minha mãe me chamando.

Os primeiros dias de Roberta

Uma das coisas que mais gosto de fazer é acompanhar o crescimento dos “meus bebês”. A maioria deles eu fotografo com poucos dias de vida, e alguns até antes de nascerem, ainda na barriga das mamães. Há cerca de um ano quando estávamos morando em Portugal, já sabíamos que voltaríamos para o Brasil em setembro, e que a primeira modelo estava a caminho.

A Elisa e o Roberto, já conhecidos e da família, disseram que queriam fazer o book da Roberta. São pessoas que aprecio muito, me lembro de boas conversas e boas risadas em almoços que duravam horas. Como eles já tinham a Carol, eu quis fazer algumas fotos com toda a família, e acabamos fazendo duas sessões na casa deles, uma exclusiva da Roberta e a segunda com os pais e a mana.

Para este trabalho, também começava uma parceria bem legal com a Raquel Silveira, como assistente ou maquiadora.

Dia 16 a Roberta fez nove meses, e daqui a pouco fazemos uma nova sessão antes do seu primeiro aninho. Essas fotos são dos primeiros ensaios, quando ela estava com 9 e 17 dias.

 

Levamos o estúdio a Montenegro!

Há exatos três meses, o Renan Radici me convidou pra acompanhá-lo um ensaio de gestante. O adorável casal Daiana e Sandro  era amigo da família e morava em Montenegro, vieram a Porto Alegre e fizeram o ensaio num agradável final de tarde. Riam muito! Rimos muito, aliás.

Na ocasião disseram que gostariam de fazer o ensaio Newborn quando a Isabela nascesse, e então o Renan me indicou para o trabalho. Talvez na hora não tenha expressado tamanha alegria em ser indicado pelo Renan, e de duas pessoas que foram tão divertidas e espontâneas no ensaio.

Um mês passou, e o Sandro entrou em contato pra fazermos as fotos da Isabela, que acabara de nascer. E pra tornar a coisa um pouco diferente, queriam o ensaio em casa, lá em Montenegro. E lá fomos nós, eu a Raquel e o Jurânio, transportando o estúdio para uma sessão leve e delicada da pequena Isabela, nos seus primeiros 8 dias.

Amigos que se tornam clientes

Aline e Denis

Um dos motivos que me fizeram voltar ao Brasil depois de começar a trabalhar com fotografia, era o networking. Uma lista extensa de amigos, conhecidos e ex-colegas da Vivo seria ótima para alavancar essa nova atividade. A intenção inicial era que me ajudassem com a divulgação. Um novo fotógrafo trabalhando com famílias, gestantes e crianças, precisava ter credibilidade e confiança, e nada melhor que a indicação de um amigo em comum para diminuir essa barreira.

E quando os amigos vão mais além? Digo, quando se colocam no lugar de clientes. Lembro sempre com muito apreço de quando meus grandes amigos Rivo e Fabi me escolheram para fotografar sua família e o aniversário dos seus filhos. Mas isso eu conto outro momento, pois agora preciso referenciar outra amiga. Uma amiga de longa data e que pulou para o status de grande amiga nos primeiros encontros que tivemos, há bons 10 anos. Em seguida conheci aquele que é hoje seu marido. Fazíamos festas, jogávamos futebol e nos divertíamos muito!

O tempo passou e os adolescentes trintões cresceram, casaram-se e alguns, como esse casal de amigos tiveram seus filhos. Falo de dois grandes amigos, Aline e Denis. Tive um ótimo apoio deles nas minhas divulgações. A Aline curtia e compartilhava minhas fotos; quando eu disse que queria trabalhar mais com eventos infantis me apresentou imediatamente uma amiga que organiza festas, estava ótimo mesmo!

Até me convidarem pra fotografá-los... então o que estava ótimo ficou maravilhoso! Só que eles moram em outro Estado, em Santa Catarina. Então eu não esperava mesmo por uma oportunidade assim. Mas estava feito. E a ideia inicial era aproveitar uma vinda deles pra visitar as famílias pra fazermos o ensaio. Mas eu senti que podíamos algo mais. Sugeri nós fazermos a visita a eles, que estávamos devendo há horas, e aproveitar o cenário em que eles moram, fazer uma sessão na praia!

Ela adorou e logo tratamos de providenciar as passagens. Foi muito bom poder conhecer o lugar onde moram, sentir o seu cotidiano e como é a relação deles com os guris. Duas crianças lindas demais! O Bruno e o Diego, cada um com suas particularidades, tem olhares impactantes, semblante interessado e intensamente divertidos quando estão à vontade.

Obrigado, meus amigos, por essa oportunidade. Aline e Denis, sempre disse isso: a família de vocês é linda!

1.000 likes de aniversário

Celebramos neste início de maio a passagem de um ano muito importante. Ao mesmo tempo que começo um novo ciclo de vida, há 1 ano estava em Aix-Em-Provence, na França, prestes a dar um passo decisivo na carreira. O Atelier Newborn com a fotógrafa Magali Tarasco seria meu divisor de águas, de um fotógrafo que cobria tudo para um profissional que apostaria num nicho muito seleto, de clientes especialmente delicados, já com olhos no Brasil.

A conclusão daquele curso me dava a certeza de que todos os trabalhos, dali em diante, seriam completamente desafiantes, e que a recompensa por cada um deles seria algo muito grande.

Aos poucos o site ganhava corpo e pedia uma nova roupagem, e a página do Facebook ganhava mais e mais apreciadores tanto no Brasil quanto no Exterior. Ainda temos muito para melhorar, pois queremos sempre entregar o melhor produto aos nossos clientes, e que a experiência seja sempre ótima, desde o primeiro contato. Mas agora é preciso comemorar mais um presente destes meus 38 anos: os primeiros 1.000 likes na página do Facebook! Se você está lendo isso você também é responsável por esse presente. Obrigado!